Tropical chique

Chef estrelado traz ao Rio a proposta de escapar da rotina com cama e mesa de alto nível
1500 hsbc
A agradável varanda da Maison VG Bistrô e Suítes

A definição da Maison VG, em Vargem Grande, no Rio, a uma hora de carro da Zona Sul, diz tudo: bistrô e suítes. O conceito é adorável, perfeito para uma escapada da rotina, em alto estilo. A ideia é jantar, dormir como rei num dos poucos quartos do lugar e tomar um rico café da manhã no dia seguinte. Aí, é vida que segue.

A proposta é comum na Europa e nos EUA (especialmente em cidades como Los Angeles e Nova York) e chega por aqui pelas mãos do chef holandês Jos Boomgaart e do brasileiro Cleiton Souto, dois encantadores anfitriões que, antes, tocaram com sucesso a pousada Vivenda Les 4 Saisons, recomendada pelo Guia Condé Nast, no Vale do Café, a versão brasileira do Les Quatre Saison (uma estrela Michelin), também da dupla, na Holanda.

1500 hsbc
Uma das confortáveis suítes na tranquilidade de Vargem Grande

No ambientação elegante e acolhedora (algo na linha tropical chique, com paredes coloridas, muita madeira e um mix transado de peças de antiquário com outras étnicas), encontramos um menu enxuto porém fascinante, que mistura toques orientais, fruto de uma longa temporada do chef na Tailândia, com receitas clássicas, muito bem executadas pelas próprias mãos do cozinheiro. há salada com patê de javali e cebolinhas de Madagascar, a provocante sopa de curry amarelo com camarões, lombo de porco com molho agridoce, filé mignon au poivre vert e até bouillabaisse.

O serviço é absolutamente pessoal, só possível em lugares com esse grau de exclusividade. As diárias sem o jantar custam de R$ 315 a R$ 385 com o rico desjejum, no qual o comensal de depara com omeletes, pães, embutidos, patês e até rabanada holandesa.

Jos Boomgaardt com chapéu rindo
O chef Jos Boomgart mistura o clássico com o oriental no seu menu

Maison VG Bistrô e Suítes. Estrada do Sacarrão, 867, casa 3, Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 3228-9074.